10 Dicas para uma Boa Relação Amorosa

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por mcoutinho
em Março 24, 2022

As relações amorosas são desafios que todos querem enfrentar. Porque estar ao lado da pessoa que se ama não tem preço. No entanto, encontrar e manter um grande amor requer muito esforço e dedicação. É por isso que a psicologia da relação pode ajudar neste processo.

1 – Não idealize o seu cônjuge e a sua relação
A nossa primeira dica é bastante difícil, porque todos nós já temos o hábito de imaginar a perfeição para tudo nas nossas vidas. E, certamente, com a relação amorosa não seria diferente. Por conseguinte, é importante observar as qualidades do outro sempre que possível.

Além disso, não compare a sua relação com a dos outros, porque sabe que o velho ditado “a relva do vizinho parecerá quase sempre mais verde, excepto para o seu próprio vizinho”? Encaixa perfeitamente aqui.
Portanto, não critique as imperfeições. Em vez disso, tente procurar a beleza nas atitudes do seu parceiro. Pois, à medida que a relação avança, os defeitos serão descobertos, mas as qualidades também ganharão mais espaço. De facto, isto só depende de se prestar atenção às coisas certas na relação.

2 – Tenha algum tempo sozinho
É muito comum, numa relação, que o casal mude as suas prioridades. Isto porque a chegada dos filhos e a rotina acabam por culminar nesta situação. Portanto, ponha de lado um dia ou fim-de-semana por mês para que possa voltar aos “dias de namoro”.
Pode ir ao cinema ou ao parque. Na verdade, façam uma actividade que ambos gostem de fazer. Este tempo juntos irá ajudar a vossa relação.

3 – Fale sempre com o seu parceiro
Uma relação quebrada pode ser o resultado de muitas dores do passado que não foram faladas. Portanto, fale sempre com o seu parceiro, porque colocar as coisas que está a sentir pode ser uma forma de encontrar uma solução.
Portanto, se ele ou ela fez algo de que não gostou, fale mais alto! Pequenos aborrecimentos diários podem transformar-se em grandes desentendimentos no futuro.

4 – Alivie-o sempre que possível
O segredo de uma relação amorosa feliz é tirar algumas situações da sua vida quotidiana. Porque ninguém é perfeito! Então, ele ou ela tem o hábito de deixar a toalha na cama? Isto não é razão para uma luta.
Muitas relações podem acabar por causa de conflitos que não eram necessários. Além disso, nalgumas situações, está stressado e descarrega no seu cônjuge. Portanto, antes de querer discutir, pense muito bem.
Vale a pena salientar que se há algo de que não gosta, deve falar sobre a sua insatisfação. Mas faça-o com cuidado e afecto, sem usar uma voz dura. Assim, um simples “não gosto quando fazes isso, porque magoa os meus sentimentos” é suficiente.

5 – Diga as “palavras mágicas
Quando somos crianças, aprendemos as “palavras mágicas”. São elas: “obrigado”, “por favor”, e “peço desculpa”. Mas, à medida que a relação prossegue, perdemos este hábito. Quer se trate de rotina ou de estar habituados à presença da pessoa, deixamos de lado esta gentileza.
Portanto, se o seu parceiro fez algo que lhe agradece, não tenha vergonha de lhe agradecer. A propósito, uma atitude que vai muito bem numa relação amorosa é elogiar a sua amada. Assim, sempre que possível, diga-lhes o quão especiais eles são e o quanto os admira.

6 – Admita os seus erros
Sabemos que é muito difícil ultrapassar o seu orgulho e admitir que está errado. Mas, numa relação é importante ter esta atitude a fim de construir uma relação baseada na honestidade.

Por isso, se fez algo de errado ou que tenha magoado a outra pessoa, peça desculpa. Procure o perdão do seu parceiro, para que um momento conflituoso possa ser ultrapassado.

7 – Não se zangue ao mesmo tempo
Em qualquer relação é muito comum ficar irritado com a outra pessoa, porque começamos a ver os seus defeitos. Mas se ambos perdem o controlo ao mesmo tempo, a situação pode ficar muito má.
Assim, a nossa dica é respirar fundo e acalmar a sua amada, e evitar usar a ironia. Quando os ânimos estão mais calmos, sente-se e fale sobre isso. Finalmente, não adormeçam ressentidos um com o outro.

8 – Preste atenção
Com a rotina é comum ter atitudes mecânicas e diálogos vazios. Por isso, evite a falta de atenção à sua amada. Quando falar do seu dia, esteja interessado no assunto. Lembre-se: a relação amorosa é uma troca que requer interacção e cumplicidade.

9 – Faça surpresas no dia
Já alguma vez se perguntou como inovar a sua relação amorosa? Então esta dica é para si. Um dos grandes vilões de um casal é a rotina. Portanto, quando o beijo de despedida se torna apenas um “tem de ser feito”, é um grande sinal de aviso.
Portanto, inovar! Dê ao seu parceiro um beijo digno de filme para os surpreender. Além disso, faça algumas pequenas mudanças na sua relação. Por exemplo, faça um jantar à luz das velas ou inicie uma série para assistir juntos.
O mais importante nesta dica é sair da rotina e fazer as coisas em conjunto, deixando de lado as suas preocupações. Portanto, use a sua imaginação para surpreender o seu ente querido.

10 – Procure ajuda
As dicas que listamos até agora são muito simples de pôr em prática e os seus efeitos são sentidos quase imediatamente. No entanto, nem todos os casais atingirão este resultado porque a relação está desgastada.
Por este motivo, é importante procurar um psicólogo de relações para ajudar neste processo. Este profissional irá ajudar o casal a compreender melhor o problema e que juntos possam procurar uma solução.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade