Bolhas nos pés: 4 dicas caseiras para se livrar delas

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Carlos Meira
em Setembro 19, 2022

Bolhas nos pés podem se formar rapidamente. É por isso que é benéfico se você souber como tratá-los da maneira certa. As bolhas se formam quando uma área da pele é submetida a muito estresse – por exemplo, devido à pressão ou fricção. 

Isso geralmente acontece quando você usa sapatos saltos fechados novos pela primeira vez ou corre mais do que o normal, por exemplo, durante uma caminhada ou um passeio pela cidade.

Quando uma cavidade se forma entre as camadas da pele devido ao atrito ou pressão e se enche de fluido tecidual, isso leva a uma bolha. Isso causa dor e uma sensação desconfortável de pressão. Se a bolha estourar, torna-se uma ferida aberta que dói e pode até infeccionar. Para evitar isso, você deve tratar as bolhas nos pés adequadamente. 

Trate as bolhas nos pés corretamente

Com essas dicas, você pode tratar as bolhas nos pés sem que os machuque. Você provavelmente já tem a maioria desses remédios caseiros em casa: 

Band-aid

Se você sentir uma bolha se formando, você pode colocar um band-aid para evitar mais atrito e a bolha estourar. Uma fita esparadrapo com algodão, também pode ser um bom substituto caso não tenha o band-aid em casa.

É claro que um band-aid é o melhor, pois absorve a pressão adicional graças à almofada de gel. Esta dica é particularmente útil quando você está na rua e ainda tem que andar um pouco mais. 

Chá de Camomila e Chá Verde

Faça um chá de camomila e coloque o saquinho de chá molhado e resfriado em sua bexiga. A camomila contém, entre outras coisas, bisabolol, uma substância anti-inflamatória e antibacteriana. O saquinho de chá úmido alivia a dor e o inchaço. No entanto, você não deve colocar os sapatos imediatamente e começar a andar depois. 

Porque o saquinho de chá molhado também deixa sua pele mais úmida e a bolha pode estourar mais facilmente. Como precaução, coloque um band-aid no local assim que a pele secar. Este método também funciona com chá verde. Este tipo de chá tem um efeito anti-inflamatório graças a certos fitoquímicos, os polifenóis. 

Aloe Vera

O gel de aloe vera funciona para aliviar a dor quando você o coloca na bolha. Aqui, também, você não deve começar a correr novamente imediatamente, mas sim esperar até que o gel seque. 

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem um efeito antibacteriano e, portanto, ajuda a prevenir a inflamação da bexiga. Para fazer isso, dilua um pouco de vinagre de maçã ao meio com água. 

Deixe um pano de molho brevemente e passe na área afetada com ele. Repita isso três vezes ao dia. Aliás, o vinagre de maçã também é adequado para um banho de pés.

Melhor não furar as bolhas nos pés

Mesmo que você frequentemente nos ouça ler que faz sentido furar uma bolha com uma agulha desinfetada, você não deve fazer isso. Porque há um grande perigo de que a ferida causada pelo piercing possa inflamar. 

Se você tem uma bexiga particularmente grande e, acima de tudo, extremamente dolorosa, é melhor consultar um médico. Principalmente se a bolha já estiver aberta e inflamada. 

Os diabéticos, em particular, devem ter cuidado com a bexiga aberta e devem ser tratados por um médico. O diabetes é frequentemente associado à má circulação, tornando muito difícil a cicatrização de feridas causadas por bolhas e levando a úlceras dolorosas. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade