Colar Âmbar para Crianças: Vale a Pena?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira
em Setembro 19, 2022

Você conhece o colar de âmbar? É perigoso ou realmente alivia a dor da dentição do seu bebê? Acompanhe conosco neste artigo, vamos discutir tudo relacionado ao colar de âmbar para aliviar a dor da dentição nas linhas a seguir.

Os dentinhos brancos que aparecem na boca do seu bebê são lindos e a felicidade quando o primeiro dentinho aparece na boca dele é enorme. A dentição é uma fase importante para o seu bebê, mas também é dolorosa, seu pequeno vai acordar no meio da noite, chorando e resmungando por causa da dor causada pela erupção dos dentes e você vai querer fazer qualquer coisa para aliviar sua dor.

Então, trouxemos um assunto que você já deve ter ouvido falar: Você já ouviu falar sobre o colar de dentição, ou como é conhecido também o colar de ambar? Diz-se que este colar alivia a dor da dentição das tarefas do bebê mordendo parece uma solução adequada, mas você deve primeiro verificar se é seguro usar e ver se realmente funciona dessa maneira e é perigoso para seu bebê?

O que é o colar de âmbar para aliviar a dor da dentição?

São colares feitos de âmbar que são colocados ao redor do pescoço da criança e dizem ter a capacidade de aliviar a dor da criança quando ela o morde, além de reduzir a possibilidade de infecção na boca ou gengiva.

Você usa o colar de âmbar para aliviar a dor da dentição em seus filhos?

O colar de âmbar é eficaz para aliviar a dor da dentição?

O ambar foi muito popular no passado e fazia parte de muitos sistemas antigos de medicina por suas propriedades curativas e de alívio da dor. Diz-se que ele tem a capacidade de afetar a glândula tireóide, aumentando e fortalecendo o sistema imunológico do bebê e regulando a saliva e esses benefícios aliviam a dor da dentição.

No entanto, não há evidências científicas que sugiram que o âmbar possa aliviar a dor causada pela dentição e essas alegações não são apoiadas por especialistas médicos e profissionais de cuidados infantis.

Existem colares de âmbar seguros para crianças?

Não existem, e a Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso de jóias infantis, incluindo colares de âmbar para crianças, principalmente porque pode representar um risco de asfixia. Um uso seguro seria a pulseira de ambar.

Os perigos do colar de âmbar em crianças:

Se você estiver usando um colar de âmbar, estará colocando seu bebê nos seguintes riscos:

Asfixia

A asfixia é a principal causa de morte entre bebês com menos de um ano de idade. Os colares de âmbar podem ser acidentalmente engasgados ou presos a qualquer coisa e fechar bem o pescoço do bebê, por isso não é surpreendente que os colares estejam associados à síndrome da morte súbita infantil.

Além disso, as chances do colar se partir e da criança colocar uma das pedras de âmbar na boca é grande e ainda vem junto do risco dela engolir essa pedra de âmbar.

Suprimento sanguíneo reduzido para as extremidades

Se o colar de âmbar se enroscar no braço de uma criança durante o sono, pode reduzir temporariamente o suprimento de sangue para as extremidades, embora possa não ser tão fatal quanto a asfixia, ainda é perigoso, pois pode causar dor e desconforto extremos à criança.

As crianças podem usar colar de âmbar?

Muitos médicos recomendam não usar nenhuma jóia devido aos riscos anteriormente citados, visto que eles ocorrem devido à essas jóias, e rumores não verificados sobre haver ou não benefícios.

De qualquer forma, colares de âmbar não são uma boa ideia para bebês e crianças pequenas, e existem outras maneiras de aliviar a dor da dentição que você pode recorrer em vez desses colares.

Quais são as alternativas seguras e eficazes aos colares de âmbar?

Colares de dentição usados ​​pela mãe

A ideia de um colar de âmbar é muito atrativa, principalmente levando em conta seus diversos benefícios. Então, compre um colar de âmbar para você e faça seu bebê mordê-lo quando estiver em seus braços e fique de olho nele, existem alternativas também como colares de dentição de silicone ou madeira.

Brinquedos para mastigar

Pegue um pedaço de pano limpo e mergulhe-o em água fria e gire uma ponta para formar um pequeno nó e dê ao seu filho solução caseira para os seus pequeninos.

É possível também comprar brinquedos próprios para a dentição, entretanto, é muito importante nos mantermos atentos à limpeza deles.

Massagem

Você pode massagear suavemente as gengivas do seu bebê para aliviar a dor e o inchaço, mas lave bem as mãos primeiro e, em seguida, mova suavemente o dedo pelas gengivas do bebê sem qualquer pressão e a massagem regular manterá os dentes apertados.

Medicamento

Se a dor da dentição for intensa, você pode consultar o pediatra do seu filho na época, que prescreverá alguns medicamentos para aliviar a dor.

No final, lembre-se que para aliviar a dor da dentição do seu filho, você pode usar brinquedos de borracha, e o colar de âmbar para aliviar a dor da dentição que as mães usam pode ser uma solução, mas não deixe para seu filho sem supervisão.

Você tem uma experiência para compartilhar sobre colar de âmbar para alívio da dor da dentição? Conte-nos sobre sua experiência escrevendo um comentário abaixo do artigo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade