Como eliminar giardia canina? Saiba as principais causas

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em Agosto 18, 2023

Os donos de cachorros precisam ter atenção quanto à giardia canina!  Essa perigosa doença é causada pela giardíase, um parasita intestinal que causa diversos sintomas ao animal e, ainda, podem ser confundidos pelos tutores. 

A Giardia lamblia é um protozoário que se aloja no intestino, não apenas de cachorros, mas de gatos, coelhos e até mesmo de seres humanos. Se não tratada adequadamente por um profissional de confiança, tanto os animais quanto as pessoas podem ter complicações graves.

Como eliminar giárdia canina?

O tratamento é realizado através de um antiparasitário prescrito por um veterinário. No caso de diarreia acompanhada de sangue, o especialista prescreve um antibiótico para auxiliar no tratamento e prevenir que o animal continue com o problema. 

Para que o tratamento seja realizado com segurança, procure sempre pelo seu veterinário de mais confiança. Por meio de uma conversa, são solicitados exames para verificar o que acontece com o cão e, dessa forma, aplicar os medicamentos corretos.

Acompanhado dos remédios prescritos, limpe frequentemente todo o local em que o cão vive para eliminar a giardia canina do ambiente. Higienize diariamente os comedouros, potes de água e todos os brinquedos.

Quais as causas da doença?

A doença é causada quando o animal entra em contato com outros cães já contagiados, que é a forma direta de contaminação. No caso da transmissão indireta, ocorre se o cachorro beber água e consumir alimentos contaminados, ou for exposto a ambientes infectados. 

Por ser muito resistente, a giardia canina pode viver durante muitos meses em qualquer ambiente, mas principalmente nas ruas, em águas ou no pelo dos cachorros. Com o mínimo contato, os cães se contaminam e, é desta maneira que ocorre o novo ciclo da giardíase.

Qual o perigo da doença?

O parasita é prejudicial à região intestinal dos cachorros, causando muito desconforto. Para o seu melhor amigo não sofrer da doença, é essencial levá-lo a uma consulta e entender o que acontece.

A doença é considerada uma zoonose, e pode ser transmitida não apenas entre os animais, mas também aos humanos. É por estas razões que se deve procurar auxílio imediato para prevenir a propagação do protozoário no organismo do pet.

Principais sintomas da giardia canina

Dentre os sintomas apresentados, há fezes com odor desagradável e pastosas, diarreia, dores na região abdominal, vômitos recorrentes, perda de peso e desidratação. É possível ocorrer confusões no diagnóstico da doença por sua similaridade com outros problemas intestinais. 

Se não for cuidada adequadamente ou, se você não procurar auxílio imediato, o cachorro pode morrer. Para não deixar o pet sofrer por diversos dias, esteja atento sempre aos principais sintomas e sinais, estes mais notórios, como apatia ou falta de apetite.

Quanto tempo dura a giardia no cachorro?

O período de duração é entre quatro a doze dias, mas pode variar entre os cachorros. Para garantir que a doença tenha desaparecido, é necessário o cachorro passar por novos exames para o veterinário identificar se ainda há cisto nas fezes. 

Com os cuidados adequados, os caes que convivem com você, voltam a ficar sadios em poucos dias, portanto, mantenha o lar deles sempre limpo, troque a água frequentemente e limpe muito bem os itens que ele entra em contato. 

Nunca compre nenhum medicamento sem prescrição médica. Por mais que você tenha boa intenção de ajudar o seu amigo canino, o remédio pode não ajudá-lo e piorar ainda mais a situação. Para conseguir medicamento de qualidade para o seu pet, conte com a DrogaVET!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade