Como Utilizar Eficientemente o Sensor de Distância Ultrassônico com Arduino

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por mateu
em Janeiro 15, 2024

O módulo sensor de distância ultrassônico HC SR04 é um componente que capta sinais e consegue determinar que distância um objeto se encontra. Ele é extremamente preciso, faz leituras estáveis e você conhece acompanhar todas as informações coletadas através do software IDE do arduino.

Para trabalhar corretamente com o sensor, é necessário ter o open-source instalado em sua máquina para realizar as programações desejadas. Sem o programa, você não conseguirá trabalhar com projetos, muito menos realizar correções e melhorá-los no que for necessário.

Como funciona um módulo sensor de distância ultrassônico?

O sensor ultrassônico usa uma frequência elevada de som para detectar objetos de acordo com a distância. Quando as ondas sonoras são refletidas em determinado aparelho, ocorre um eco que se transforma em sinais elétricos, porém o processo depende da distância e intensidade que se encontra o objeto e os sensores.

No caso do modulo sensor de distancia ultrassonico hc sr04, é capaz de captar distâncias de até 4 metros, com alta precisão de 3 mm e uma amplitude de 15°. Com estas atribuições, o componente se torna adequado para ser acrescentado em robôs e diversos projetos.

Onde pode ser utilizado o módulo sensor de distância ultrassônico?

Há a possibilidade de colocá-lo em um robô que detecta obstáculos, alarmes e radares, e é possível também fazer a aplicação nos sensores de ré de veículos. Qualquer movimento feito, o mecanismo envia informações sobre aproximação ou distância aos motoristas, como forma de impedir acidentes.

Com o sensor, você também pode desenvolver carrinhos robóticos e chassis, além de aprimorar projetos iniciais feitos com arduino ou NodeMCU. Pois, estes componentes permitem que você faça diferentes programações, mesmo que tenha pouco conhecimento em tecnologia e esteja se aprimorando no campo da robótica.

Como utilizar eficientemente o sensor de distância ultrassônico com arduino?

Para trabalhar com o arduino, você precisará ter um cabo USB, o IDE instalado no computador, o módulo sensor de distância ultrassônico HC SR04, protoboard e cabos jumper macho-macho. Ao fazer as conexões no microcontrolador, insira os códigos de programação no sistema do arduino, pois sem o software não haverá possibilidade de fazer o procedimento.

Através da inserção do código, você acompanha diretamente do seu computador informações sobre a movimentação de determinado objeto. Use qualquer item inicial para realizar os testes e avaliar o funcionamento do sensor, do microcontrolador e dos jumpers escolhidos.

Onde encontrar componentes eletrônicos de qualidade? 

O micro servo 9g sg90 towerpro está disponível na Eletrogate e você encontra também o módulo sensor de distância ultrassônico, além do arduino e demais peças complementares. Desse modo, você consegue realizar o desenvolvimento de diferentes projetos e aprimorá-los com complementos tecnológicos que ajudarão a dar vida aos seus trabalhos.

Lembre-se que mesmo tendo pouco conhecimento na área, você consegue criar robôs inteligentes, que captam todos os movimentos de um objeto escolhido. Realize testes com os códigos, faça alterações quando achar necessário e acompanhe a evolução de suas criações.

Junto da Eletrogate, você adquire o seu micro servo 9g SG90 towerpro e o recebe em poucos dias na sua casa. Pois, desta forma, você consegue desenvolver rapidamente os trabalhos que tem desejo e aprimorá-los com peças fundamentais, que deixarão seus projetos ainda mais perfeitos!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade