Confira aqui o que são afastadores cirúrgicos, quais os tipos e como são usados!

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em Maio 5, 2023

O afastador finochietto auxilia em todo tipo de cirurgia, seja as mais longas e complicadas, até as rápidas, que não demandam muito tempo. No entanto, as ferramentas se diferenciam entre tamanhos e formatos específicos, voltados para atender às principais necessidades do médico.

Para tornar a cirurgia segura e ter controle no manuseio, adquirir este item fará com que o seu trabalho se torne automatizado. O controle das mãos é fundamental para não haver erros e qualquer movimento em falso pode gerar problemas graves ao paciente, portanto, com o finochietto você realiza o processo com mais confiança.

O que é um afastador de cirurgia?

Estes itens são instrumentos de aço, possuem formatos variados que permitem conduzir cirurgias e facilitar o processo conduzido por médicos e sua equipe. Há estilos que parecem tesouras como o Weitlaner, que facilita a abertura de cavidades corpóreas de pacientes de forma rápida.

Os afastadores são itens construídos em inox para não enferrujar, danificar ou causar problemas no manuseio. Traz precisão ao responsável por qualquer cirurgia e otimiza todos os processos de uma operação médica.

Qual é a função do afastador na cirurgia?

São utensílios usados para abrir espaço entre o tecido e a parte interna do organismo de um paciente, permitindo que o médico-cirurgião verifique os órgãos e realize o procedimento necessário. É um item resistente, durável, prático de controlar e promove segurança no manuseio.

Dessa forma, a cirurgia ocorre com praticidade, evitando qualquer falha ou complicações ao realizar uma cirurgia na região abdominal do paciente. Área esta que possui abundância de tecido mole e precisa de mais atenção do médico.

Quais os tipos de afastadores que existem?

Para otimizar processos, melhorar a qualidade de uma cirurgia e oferecer mais segurança a todos os pacientes, é necessário ter itens que atuem em prol dos profissionais e tragam mais propriedade no manuseio. Estes são os modelos dinâmicos: 

●     Farabeuf: afasta a pele e músculos;

●     Doyen: afasta a cavidade abdominal. 

Além da dupla, existem os auto-estáticos, responsáveis por tornarem as regiões indicadas na cirurgia afastadas sem sair do lugar ou tremer, os quais são: 

●     Gelpi: afasta tecidos. Usado em diversos estilos de cirurgia;

●     Balfour: ideal para afastar tecido da área abdominal;

●     Finochietto: abre espaço intercostal. 

Estes itens são adequados para cirurgias neurológicas, bem como a de coluna, por manter a região fixa, garantindo nenhum tipo de complicação no procedimento.

Afastador finochietto: características

Trata-se de um objeto não cortante, feito em aço inoxidável, que pode ser utilizado em cirurgias voltadas à região cardíaca, por auxiliar a abertura de espaço entre as costelas sem gerar danos ao acamado.

Como armazenar os afastadores de forma segura e higiênica após o uso?

Existem métodos bem simples de realizar a higienização e a proteção dos objetos sem danificá-los ou contaminá-los. Para isto, você deve usar detergente neutro, água morna e uma boa escova com cerdas bem macias. Esfregue sem fazer força e se certifique da sujeira ser removida. 

A lavadora termodesinfectadora é ideal para não ter de realizar o processo manualmente. O afastador finochietto passará por um passo-a-passo de limpeza no interior da máquina que inclui: 

●     Pré-lavagem;

●     Ciclo de lavagem;

●     Enxágue. 

Deixe-o exposto para secar e quando estiver devidamente seco, coloque na autoclave para ocorrer a esterilização. Use as caixas metálicas com furos e evite colocar as ferramentas em cima de papéis tradicionais. 

O afastador finochietto é uma das ferramentas fundamentais para o centro-cirúrgico devido às suas características e benefícios oferecidos. Dessa forma, para ter estabilidade no manuseio, segurança ao afastar as partes do corpo do paciente e conduzir a cirurgia com qualidade e segurança, tê-lo disponível é essencial.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade