Confira o que é o arduino e suas utilidades

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em Fevereiro 2, 2023

Saiba o que são os arduinos, bem como quais seus principais tipos e módulos compatíveis, e como a Eletrogate pode ajudar o seu projeto sair do papel!

Sendo especialista no mercado de componentes eletrônicos, a Eletrogate preparou este conteúdo especial com as principais informações sobre o arduino, módulo e como aplicá-los em seus projetos de robótica ou automação residencial.

Para entender melhor, relatos mostram que a princípio, em 2005, os primeiros protótipos do que seria conhecido como Arduino, os quais visavam servir como um dispositivo portátil, programável com uma linguagem de programação “simples” de entender para iniciantes no assunto.

Ainda descrito como um ideal quanto a suas origens, ele também foi projetado para ser de baixo custo, facilitando a execução de projetos de automação. Claro que seu uso varia conforme o nível de habilidade do programador.  Com isso, conheça mais o arduino, essa placa de prototipagem tão famosa.

Arduino: para que serve?

São vários modelos disponíveis de Arduino atualmente no mercado, por ser um projeto de código aberto, as pessoas usam suas informações para desenvolver seus próprios produtos. Em resumo, como uma placa de prototipagem, o arduino serve para programar as funções de projetos, seja de robótica ou automação residencial.

Ao contrário da maioria dos projetos simples que vemos por aí, o Arduino serve para muito mais propósitos do que ligar luzes. Esses são geralmente os primeiros exemplos de projetos envolvendo o Arduino, e eles são escolhidos para tornar prático e dinâmico o aprendizado do uso de sua IDE (Interface de Desenvolvimento).

Eles podem servir como parte de projetos bem mais ambiciosos e complexos, como parte de um controlador de temperatura de uma estufa, até um timer para os sistemas de irrigação de seu jardim, por exemplo.

Tudo depende da sua criatividade, seus materiais compatíveis com o projeto, além do seu conhecimento sobre a linguagem de programação usada, que também é muito importante, para projetar resultados diferentes aos mais comuns.

Tipos de arduino

No ano de 2005, quando surgiram os primeiros exemplares, eles vieram como se fossem uma família. Assim, existem diversos modelos. Mas o primeiro é classificado como “placa básica”, contam com pinos e controladores projetados para tarefas simples.

Esse tipo é chamado de Arduino UNO e é indicado para as pessoas que estão aprendendo a projetar robótica e afins.

Já para as pessoas com conhecimento na área, existe o tipo mais “parrudo” que suporta funções mais complexas, também conta com entradas USB, Wi-Fi e coisas do gênero, esses modelos são conhecidos como Arduino Mega 2560 ou o Arduino Leonardo.

Usando do arduino em projetos

Por causa da sua versatilidade e praticidade de se trabalhar em diversos projetos, há várias formas de empregar o uso do arduino, como:

●     Projetos na área da robótica;

●     Projetos sobre automação de residências;

●     Projetos de acessórios para eletrodomésticos;

●     Projetos envolvendo decorações e iluminações de ambientes;

●     Protótipos de bugigangas e objetos para estudo/explicações.

Estas foram só algumas das muitas ideias e exemplos que podemos abordar sobre o bom uso do Arduino, mas para colocar protótipos muito complexos em prática, também se faz necessário o uso de módulos e sensores à parte no seu projeto.

O que são módulos?

Os módulos são peças compatíveis a vários tipos de Arduino e servem como complementos, são aplicados conforme a necessidade dos projetos. Assim sua mecânica é variável.

Se você tem interesse em adquirir um, visite o site da Eletrogate e escolha o que mais se encaixa em seu projeto, assim como as placas de arduino. No site você também encontra reguladores de tensão, conversores de nível lógico, peças e componentes estes que podem contribuir com aquela capacidade ou desempenho extra necessário em seu projeto.

Descobrindo onde podem ser utilizados

Cada componente, geralmente, vem com informações sobre quais as placas Arduino ou de outras fabricantes compatíveis com aquela tecnologia. Assim podemos ter desde reguladores de tensão, sensores ópticos, ou sensíveis a som e até compatibilidade com portas USB, sejam elas 2.0 ou não. Tudo depende do quanto de material será usado em seu projeto.

Assim, se você quer adquirir as placas de arduino ou outros módulos, confira o site da Eletrogate e também veja outros serviços oferecidos como nossos cursos, kits variados e apostilas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade