Conheça quais são as principais doenças periodontais

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em Novembro 30, 2022

Você conhece as doenças periodontais? Esses problemas bucais, apesar de silenciosos, são bem perigosos e podem custar não só a sua qualidade de vida, como também acabar com a estética de seu sorriso, uma vez que com a evolução dessa patologia, o paciente pode chegar a ter que extrair ou perder os dentes. 

Nesse cenários é sempre importante ressaltar o quão relevante é o paciente ir atrás e conhecer os males que podem acometer a sua saúde bucal para dessa forma tentar preveni-las, ou até mesmo, conseguir reconhecer os sintomas e assim buscar a ajuda necessária, através de um plano dentário para mei, por exemplo, e um dentista. 

Sendo assim, conheça a seguir as principais doenças periodontais e entenda quais são suas principais características, causas, sintomas, e mais importante de tudo, saiba formas de tratar e prevenir essas doenças a fim de salvar a sua saúde bucal, bem como preservar a estética sorriso, garantindo assim uma boa qualidade de vida. 

O que são doenças periodontais?

Se você nunca ouviu falar na doença periodontal, saiba que esse termo é um nome médico para se referir a doenças que infeccionam e inflamam a nossa gengiva. Dessa forma, esse termo é abrangente e por isso ele é usado quando é necessário se referir ao vasto leque da doença gengival, incluindo gengivite. 

A própria gengivite, por exemplo, é um dos exemplos mais comuns de doença periodontal. Ela nada mais é do que uma forma ligeira da condição, mas é mais frequentemente utilizado para se referir à segunda e mais grave fase da doença gengival, periodontite, doença que normalmente exige o melhor plano odontológico para realizar seu tratamento. 

Em suma, é sempre muito importante buscar saber as principais características, causas e sintomas das doenças periodontais, já que essas doenças se manifestam com frequência tanto em adultos como em crianças e costumam ser a principal causa para a perda de dentes em adultos.

Quais são as principais doenças periodontais?

Assim como já mencionado anteriormente, as doenças periodontais são uma classe de problemas bucais que podem afetar a gengiva. Sendo assim, não existe apenas uma doença periodontal. Confira a seguir quais são as principais patologias dessa classe e suas principais características. 

  1. Gengivite

A primeira delas é também considerada a mais leve e nada mais é do que a gengivite. Ela acontece quando a gengiva acaba inflamada devido ao acúmulo de sujeira nos dentes e tecidos da boca. Dessa forma, bactérias e microrganismos acabam usando esses restos de alimento para atuarem e assim inflamam a gengiva. 

Essa doença pode trazer diversos riscos ao paciente, como sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental diários e inchaço da área, provocando desconforto ao paciente e deve ser tratada através de um plano odontológico empresarial.

  1. Periodontite

A periodontite surge quando a gengivite não é tratada. Ou seja, ela nada mais é do que o estágio dois da gengivite e por isso também é mais forte do que sua antecessora. A periodontite também afeta os tecidos de sustentação dos dentes e resulta no afastamento dos dentes da própria gengiva,permitindo maior acúmulo de placa bacteriana na área.

  1. Periodontite avançada

Por último, mas não menos importante, a periodontite avançada, como o nome mesmo já diz, é o estágio mais avançado da doença e é causado pela falta de tratamentos dos outros dois estágios. Essa fase da doença é a mais preocupante, já que a infecção nesse ponto pode arruinar os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes. 

Dessa forma, caso o paciente não busque por um plano odontológico ortodontia e solicite logo um tratamento, a periodontite avançada pode acabar fazendo com que o paciente perca os dentes. 

Quando o assunto são doenças periodontais, é importante que tenhamos em mente os riscos dessas patologias, já que se tratam de doenças inflamatórias que acabam afetando os tecidos de suporte e de sustentação da boca, podendo causar:

  • Queda ou extração dos dentes;
  • Dores em toda a região bucal;
  • Halitose;
  • Enfraquecimento das gengivas.

Tudo isso prejudica não só a saúde da boca, como também a estética do sorriso. 

Quais são os principais tratamentos para as doenças periodontais?

Os principais tratamentos dessa doença envolvem uma limpeza profunda dos dentes e das gengivas, realizadas em consultório.

Além disso, alguns dentistas também podem indicar o uso de medicamentos para combater a ação dos microrganismos. Para saber mais, basta pesquisar por dentista preços e realizar uma consulta de avaliação com o profissional. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade