A Gengivoplastia é um procedimento que está sendo muito falado ultimamente. Então, nesse texto, será possível saber o que é, para que serve, quando é necessário fazer ou não e quais são suas indicações.
Antes de mais nada, vamos entender o significado da palavra “gengivo” que significa gengival, enquanto a plastia é plástica. Ou seja, é uma plástica ou correção na gengiva.
Portanto, ela é altamente indicada como um procedimento cirúrgico, sendo algo delicado para quem faz, mas que é considerado altamente tranquilo.
Porém, antes desse procedimento, é necessário passar por uma consulta geral pelo especialista para realizar esse procedimento.
Outro ponto é que o profissional deve verificar se realmente está apto a passar por esse processo ou se precisará de algum outro procedimento, como é o caso de um canal dentário antes, por exemplo.
Ademais, esse procedimento traz muitas vantagens para o paciente. Porém, para que os resultados sejam precisos e esperados, é necessário que sigam todas as orientações do especialista para que ele tenha uma excelente recuperação.
Para quem é indicado esse procedimento?
A gengivoplastia é indicada, principalmente, para a correção de um problema chamado sorriso gengival. Isso é quando o paciente sorri e a gengiva fica muito exposta. Nisso, esse procedimento é indicado.
Entretanto, a gengivoplastia é um procedimento no qual acontece um aumento do tamanho do dente. Então, quando o paciente tem sorriso gengival, o especialista descobre que a causa disso é o tamanho do elemento dentário.
Nisso, o profissional costuma fazer a retirada de uma parte da gengiva, aumentando o tamanho do dente e deixando regulado. Isso facilita até mesmo se paciente quiser investir e colocar um aparelho autoligado.
Quando uma pessoa tem os dentes pequenos, isso dá um ar de infantilidade, dando a impressão de que é um elemento dentário de leite. Com isso, ele é aumentado.
Essa cirurgia passa a corrigir toda a altura dentária, aumentando os dentes e fazendo com que o paciente tenha um excelente resultado.
Agora, se o sorriso gengival não é por causa dos dentes curtos, então, é necessário pensar em outras causas.
Isso porque, às vezes, o especialista está diante de um problema estético e em alguns momentos, é preciso até mesmo de cirurgia para corrigir o rosto, como uma preenchimento de olheiras.
Como é o procedimento de gengivoplastia?
É um procedimento cirúrgico considerado simples, se procurar por um bom periodontista, um especialista na área, será possível ter um bom resultado. É um processo relativamente rápido e feito sob anestesia local.
Geralmente, o paciente não sente dor por conta da anestesia e caso ocorra de sentir um incômodo no meio do procedimento, o periodontista irá parar tudo e anestesiar novamente a região em que está sentindo o desconforto.
Depois que estiver se sentindo confortável, o especialista irá continuar?! Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, caso ocorra de sentir dor durante o procedimento.
Outra dúvida é se após o procedimento, dá para sentir dor. Então, por ser algo cirúrgico, é necessário tomar algumas recomendações.
Quais são as vantagens da gengivoplastia?
A cirurgia plástica da gengiva é um recurso estético fantástico, para quem quer obter o máximo em estética do sorriso.
Muitas pessoas pensam que para ter um sorriso bonito, é necessário somente ter dentes excelentes. Porém, isso não é verdade, já que é preciso de todo um conjunto e a gengiva poderá ajudar.
Isso poderá deixar o paciente com uma estética boa, porque ela é quem faz a moldura do dente e todo o contorno em volta dele e é a gengiva que dá. Então, ao fazer essa cirurgia, o paciente terá grandes resultados.
As pessoas que têm os dentes mais longos e possuem raízes expostas precisam estar cobertas para ficar harmônicas, ou até mesmo o contrário também.
Alguns indivíduos têm dentes muito curtos, em que a gengiva cobre o dente e para isso necessita desse tratamento para deixar o sorriso harmônico.
Porém, é importante também estar com a saúde em dia antes de realizar um tratamento. Caso seja necessário, faça uma avaliação antes de iniciar, procurando saber quais são os valores da restauração de limpeza e até mesmo a prótese dentária fixa, se for preciso.
Quem pode fazer uma gengivoplastia?
Esse procedimento costuma ser indicado para pacientes que possuem o famoso sorriso gengival, que é aquele indivíduo que sorri e aparece muita gengiva.
Então, será feito um diagnóstico para avaliar se aquele caso é realmente indicado para uma cirurgia de gengivoplastia.
Em alguns momentos, o paciente está com algum problema em algum dente, seja uma inflamação ou algo do gênero.
Portanto, é importante que ele busque saber o que pode levar à necessidade de usar um aparelho dentário, antes de realizar esse procedimento estético, porque isso pode interferir.
Exigem dois tipos de gengivoplastia que podem ser feitos em um paciente. O primeiro é para aqueles que já tem um osso no lugar certo. O outro é que é preciso remover esse excesso.
Porém, no geral, esse procedimento é simples, mas não deixa de ser cirúrgico. Por isso, é necessário que o paciente tenha uma boa recuperação.
Como é a recuperação da gengivoplastia?
Esse é um procedimento bem simples, mas como ele é cirúrgico, é necessário tomar alguns cuidados, já que o paciente poderá sentir uma sensibilidade e até mesmo um desconforto, ao sair do consultório.
Por conta disso, é importante ter algumas recomendações, como por exemplo:
- Não ingerir bebidas quentes;
- Tomar de forma correta os medicamentos;
- Evitar o consumo de alimentos duros;
- Não passar escova de dente na área;
- Evitar atividades pesadas.
As recomendações irão evitar o estímulo da gengiva que já está sensível e isso fará com que ela se recupere e assim, o paciente poderá alcançar o resultado desejado.
Com isso, o surgimento da dor e da sensibilidade é algo normal, mas se o paciente seguir todas as orientações, isso vai desaparecer dentro de alguns dias.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
Deixe um comentário