O que é uma prótese overdenture: entenda como funciona o procedimento

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Agosto 19, 2022

Para pacientes que perderam a maior parte ou até mesmo todos os dentes, a prótese overdenture é recomendada pois possui bom custo benefício, permitindo a recuperação da qualidade de vida.

Ela é uma prótese dentária removível e é apoiada em dois ou quatro pinos de titânio que são fixados na mandíbula, fazendo com que seja uma opção menos invasiva do que colocar implante de todos os dentes, mas mais confortável do que dentaduras ou a famosa ponte.

O que é prótese overdenture?

É uma prótese total, ou seja, para aqueles pacientes que perderam todos os dentes.

Por ser fabricada em porcelana ou outro material que se aproxime dos dentes naturais, fica com belo aspecto de lente de contato dental.

O encaixe da prótese overdenture pode ser por barra-clip ou oring. No primeiro sistema, existe uma barra que fica entre os pontos dos implantes fazendo a ligação, e a prótese nesse caso tem um clipe de plástico que faz o encaixe, mantendo a peça fixa ali.

Já o sistema oring não tem essa barra, é aplicado uma borracha na prótese total, que cria uma pressão, mantendo-a fixa aos pinos de titânio.

Quais as vantagens e desvantagens por optar pela prótese overdenture?

Como todo e qualquer procedimento existem indicação e contraindicações, devemos ressaltar que antes de tomar a decisão deve-se conversar abertamente com um implantodontista para avaliar qual o melhor tipo de prótese para o paciente.

Assim como o aparelho dentário invisível não serve para todo tratamento ortodôntico, a prótese overdenture tem que ser indicada por um profissional capacitado em implantes.

A primeira vantagem da overdenture é a questão de ela ter uma fixação que dá segurança ao paciente mesmo sendo do tipo removível.

Quando o paciente usa uma dentadura comum, ele pode ter essa dificuldade em mantê-la sem se movimentar, o que não é o caso da prótese overdenture.

Só esse fato traz benefícios como:

  • Segurança;
  • Melhor fixação mastigação;
  • Autoestima;
  • Conforto;
  • Facilidade de higienização.

Além desses benefícios há a questão do custo dessa prótese. Nos casos em que o paciente perder todos os dentes, o valor de implantes dentários unitários fica muito mais alto, afinal, são 16 dentes superiores e 16 inferiores.

A prótese overdenture pode ser igual ou pouco maior ao preço clareamento dental de última geração, ou seja, é mais acessível aos pacientes.

Uma desvantagem é a questão que o paciente precisa ter estrutura óssea suficiente para a implantação dos pontos de sustentação da prótese overdenture. Caso não tenha, talvez precise fazer o procedimento de enxerto dentário.

O prazo para a conclusão do procedimento pode variar entre 3 a 6 meses para a cicatrização correta do implante dentário, permitindo que a prótese seja aproveitada da melhor maneira.

Para quem opta pela prótese overdenture com sistema barra-clip também deve saber que é necessário um regular retorno ao dentista, pelo menos uma vez ao ano, pois com o tempo a sustentação reduz.

Pacientes com bruxismo, estomatite, doenças cardiovasculares e diabetes, é importante apresentar o quadro clínico ao implantodontista pois esse tipo de prótese não é recomendada.

Como mais um ponto positivo e muitas vezes o divisor de águas, a prótese overdenture é mais confortável para o paciente porque não machuca a gengiva e tem o processo de higienização simples, sem precisar comprar ferramentas específicas.

Como funciona o processo de instalação da prótese overdenture?

Assim como é possível acompanhar o processo de colocação de facetas de porcelana antes e depois através de fotos, o processo de instalação de prótese overdenture é incrível de se ver.

Decidido por essa modalidade, o cirurgião implantodontista vai analisar toda a arcada dentária.

Pode ser que seja necessário a colocação de enxerto ósseo ou não, tudo vai depender do que for laudado através dos exames de imagem, como o raio-x.

Assim, consegue-se definir o melhor local da estrutura óssea para a instalação dos pinos de titânio, que aqui vão fazer o papel de raiz dentária.

Após a cicatrização, a prótese é instalada ou no sistema barra-clip ou no sistema oring.

Concluído então esse processo é permitido que o paciente aproveita a melhora na sua qualidade de vida, mantendo sempre os cuidados em relação a higiene e aos retornos corretos ao seu dentista.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade