Ter um plano odontológico é muito importante para garantir a saúde bucal, já que esse tipo de serviço facilita o acesso do paciente a tratamentos e consultas com o profissional dentista.
Isso porque, ele oferece preços mais acessíveis e uma larga escala de pacotes, com diferentes serviços e coberturas.
Entretanto, garantir a contratação de um bom plano de saúde é buscar por uma operadora que seja capaz de oferecer serviços e coberturas que estejam de acordo com o seu perfil de paciente.
Assim como aqueles que possam cobrir procedimentos que seja necessário que você realize. Portanto, é importante ser criterioso na hora de escolher o seu plano.
Por isso, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito de como escolher o melhor plano odonto.
Além de entender de uma vez por todas a importância de contratar um convênio bucal para você e sua família, e com isso, conquistar não só uma boa saúde bucal, como também um sorriso estético e uma melhor qualidade de vida.
Quais são os procedimentos cobertos pelo plano odontológico?
Em primeiro lugar, é preciso saber que existem diferentes tipos de planos dentista, também chamados de convênio odontológico.
Dessa forma, é possível encontrar uma larga escala de variedades quanto o assunto é cobertura do plano, área de abrangência e até mesmo preço do plano, mesmo dentro de uma mesma operadora de saúde.
Porém, segundo normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), é a agência do governo brasileiro responsável por regulamentar e fiscalizar empresas de saúde.
Isso sendo elas do setor privado ou público, todo e qualquer plano de saúde odontológico deve incluir e oferecer alguns tratamentos básicos.
Portanto, confira a seguir quais são esses procedimentos que não podem faltar no convênio dental, mesmo naqueles mais básicos e baratos.
- Consulta inicial;
- Radiografia;
- Prevenção e diagnóstico de doenças bucais;
- Limpeza, polimento e aplicação de flúor;
- Restaurações em resina ou amálgama;
- Tratamento de canal;
- Extração de dentes;
- Tratamento de gengiva;
- Próteses dentárias (fixas e removíveis).
Dessa maneira, esses são todos os procedimentos que podem ser cobertos por um bom plano odontológico. Com isso, é preciso analisar esses pontos no momento da sua escolha.
Como escolher o melhor plano para suas necessidades?
Escolher um bom plano de saúde dental é uma questão singular. Isso porque, essa decisão vai depender das condições financeiras individuais de uma determinada pessoa, que por sua vez terá que assumir a mensalidade do plano.
Além disso, para escolher um bom convênio odontológico, o paciente também deve levar em consideração questões de problemas bucais já existentes.
Um exemplo disso é um paciente que tem dentes tortos. O ideal é que ele avalie um plano que cubra tratamentos ortodônticos e consultas com um especialista da área.
O mesmo vale para pacientes que já são idosos, e que por sua vez, deverão priorizar planos bucais que cubram procedimentos como implantes dentários e consultas com especialistas como o odontogeriatra.
Por último, mas definitivamente não menos importante, também é necessário que o paciente avalie a área de abrangência e as clínicas que são conveniadas ao plano.
Isso porque, também é importante contratar um plano que possa oferecer clínicas odontológicas de qualidade e bons profissionais, que sejam bem localizados, com vias de acesso fáceis.
Em suma, é possível concluir que para achar um bom plano odontológico e por consequência um dentista bom.
Então, é necessário fazer uma avaliação de todos esses pontos, elencando aqueles que são mais importantes para você e suas singularidades, para que assim chegue a uma conclusão do serviço que melhor te servirá.
Dessa forma, é possível garantir, não só um bom custo-benefício, como também a devida manutenção de sua saúde bucal, bem como um sorriso estético e uma vida de maior qualidade.
Isso porque, problemas bucais podem afetar diversos outros fatores da saúde clínica e até mesmo a saúde mental, provocando baixa autoestima.
Há diferenças significativas entre os tipos de plano odontológico oferecidos no mercado?
A resposta para essa pergunta é sim. Isso porque, a única semelhança entre os planos odontológicos oferecidos no mercado é os serviços básicos que eles, obrigatoriamente, precisam oferecer.
Sem ser isso, é possível notar diversas diferenças entre os diferentes planos, bem como as clínicas de atendimento desses convênios.
Por isso é importante realizar a devida análise e não agir por impulso, garantindo que está escolhendo o melhor serviço para você de acordo com os critérios citados acima e suas questões pessoais.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
Deixe um comentário