Saiba qual é a relação dos dentes com os zumbidos

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira
em Setembro 27, 2022

Você já identificou zumbidos no ouvido? Esse problema é muito comum e pode acontecer em qualquer idade, apesar de ser mais comum na terceira idade.

Apesar de ser um problema incômodo relacionado com a audição, esses zumbidos podem estar relacionados com questões bucais e dentais que devem ser resolvidas por um dentista. 

Vale lembrar que de acordo com o Ministério da Saúde, esse zumbido que incomoda a tantos pacientes, pode ter relação com diversas causas. Justamente por isso que o primeiro passo é identificar o problema e procurar um especialista para que o mesmo não se desenvolva. 

Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dessa questão, e saiba como identificar quando esse problema está relacionado a lesões bucais para que possa procurar um especialista odontológico, podendo até mesmo acionar o seu plano dentário.

Como identificar se a causa dos zumbidos é algum problema bucal?

Normalmente esse zumbido no ouvido pode estar relacionado a problemas de audição. Entretanto, é necessário estar atento a possíveis sinais que podem relacionar essa questão com problemas bucais, uma vez que esses problemas bucais podem ser a causa da falta de audição, por exemplo. 

O principal problema bucal que pode causar um zumbido desconfortável no ouvido é a disfunção temporomandibular e dor orofacial (DTM), que pode ser tratada através de um plano odontológico pme, uma vez que essa questão pode prejudicar a articulação que liga a mandíbula ao crânio, causando dor, estalidos e dificuldade de mastigar. 

Além da DTM, outra disfunção bucal que pode causar esses zumbidos é o bruxismo. Normalmente, a primeira doença pode ser tratada através de cirurgias, com um  cirurgião-dentista especialista em DTM. Já a outra pode ser apenas controlada através de terapia com diversos profissionais e recursos odontológicos. 

Quais problemas bucais podem causar zumbidos?

Assim como já mencionado anteriormente, as principais causas de zumbidos estão relacionadas com problemas no músculo ATM, que nada mais é do que o principal músculo fácil, que liga boca, ouvido e até mesmo a cabeça.

Portanto, problemas relacionados a esse músculo podem causar sintomas como:

  • Dores de ouvido;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no maxilar;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Problemas na fala. 

Sendo assim, caso identifique sintomas relacionados, como zumbidos, dores de cabeça e no maxilar, isso pode significar alguns problemas relacionados a ATM. Assim, é importante buscar por um dentista especialista através de um plano dental completo, para que o mesmo possa realizar as avaliações necessárias e solicitar o melhor tratamento. 

Quais são as opções de tratamento para esse tipo de problema?

O melhor tratamento vai variar de acordo com o problema principal. Assim como já mencionado anteriormente, se os zumbidos forem causados pelo bruxismo, por exemplo, o melhor tratamento na verdade vai ser estabelecer um controle dessa síndrome e evitar ataques.

Vale lembrar que o bruxismo é um distúrbio muito relacionado a coisas como o estresse. Portanto, o seu tratamento envolve diversos profissionais incluindo dentistas, consulados através de um plano odontológico para cnpj, médicos clínicos, psicólogos e até mesmo fisioterapeutas. 

Entretanto, para problemas relacionados a músculos da ATM, por exemplo, os tratamentos podem variar, podendo ser voltados a medicamentos ou até mesmo a realização de cirurgias. Justamente por isso, antes de mais nada é preciso buscar a opinião de um profissional e solicitar por sua avaliação.

Em suma, é possível afirmar que apenas um dentista especialista poderá te indicar o melhor tratamento, avaliando peculiaridades de seu caso que apenas um profissional da área conseguirá enxergar e te indicar o melhor tratamento. 

Vale a pena ressaltar que existem diversos convênios odontológicos que oferecem todo otratamento, bem como o acompanhamento com o dentista especializado, e muitas vezes até mesmo podendo ofertar a cirurgia necessária, a depender do plano contratado e da cobertura de procedimentos oferecidas pelo mesmo. 

Para entender melhor sobre essas possibilidades, vale a pena pesquisar sobre como funciona o plano odontológico da empresa e dessa forma conseguir conquistar com mais conforto um bom tratamento para cuidados de sua saúde bucal e qualidade de vida, uma vez que sintomas como um zumbido no ouvido podem atrapalhar, e muito, sua vida. 

Portanto, não perca tempo e vá em busca do melhor tratamento, para que possa viver bem, tendo uma boa saúde bucal e um belo sorriso.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade